Todos nós temos pilares que devem ser geridos enquanto pessoas e profissionais.
O primeiro passo para identificar uma gestão de tempo ruim deve ser compreender quais são os pilares que necessitam de atenção diante das demandas que possuo hoje falando da minha vida pessoal e profissional.
Quando tenho claro quais são os pilares, consigo identificar mais facilmente quais são as ações que eu devo ter em cada um deles para que as coisas funcionem bem.
Vamos imaginar que eu sou um empreendedor que acabou de abrir seu próprio negócio e que preciso identificar se faço uma boa gestão do tempo ou não.
Como empreendedor novato, normalmente eu estou super animado e quero dedicar toda a minha atenção ao negócio. Quando menos espero me vejo entrando na marcenaria as 6:30 da manhã para dar conta de todas as tarefas, eu fico ali cortando as peças, montando tudo, atendendo os clientes, procurando ajudantes para fazer a montagem e de repente vou me sentindo cansado e estressado, até porque nunca tenho hora para sair.
Isso vai acontecer porque eu não entendi algumas coisas…
Vamos clarear que coisas são essas.
Primeiro eu tenho que ter clareza que antes do profissional existe ali um ser humano, e que esse ser humano tem necessidades que precisam ser atendidas. Por exemplo; essa pessoa tem um corpo que precisa ser nutrido, e quando falo de nutrido não me refiro apenas ao alimento e ao fato de que é extremamente importante se hidratar, eu estou falando sobre corpo, mente e alma. Essa pessoa que vem a ser também um empreendedor, é um ser que tem a necessidade de se sentir amado, respeitado e descansado… Quando eu dedico todas as horas do meu dia ao meu novo negócio, passo a não dar atenção a minha família, meus filhos, minha fé ou aquilo que me equilibra emocionalmente.
Esse é um dos primeiros pilares que vai sofrer com a má gestão de tempo. Mas não para por aí.
Esse novo empreendedor que veio do mercado de trabalho ainda não compreendeu que o seu negócio necessita do olhar para três pilares. Os pilares são o operacional, tático e o estratégico.
Enquanto marceneiro ele está de alguma maneira atuando de maneira centralizadora no operacional, querendo ser a figura que põe a “mão na massa”, mas sem perceber que o nível tático do seu negócio está sofrendo drasticamente por isso.
Quando há atenção para o nível tático, o empreendedor consegue atuar nas ações de todas as áreas da sua empresa, tendo um olhar para o marketing, uma meta para o comercial, uma gestão adequada para o financeiro. Nesse nível ele da atenção ao cliente, cumpre prazos e consegue motivar e acompanhar o trabalho feito pela equipe.
No entanto, ainda temos um pilar que não foi trabalhado e que também é muito importante.
Trata-se do pilar estratégico, que é quando o empreendedor é capaz de pensar no longo prazo, crescimento, oportunidades e inovação. Estar no estratégico é “olhar fora da caixa”, é garantir que nós seremos competitivos e que estamos fortalecendo nosso produto ou serviço.
Quando eu consigo ter consciência de que existem os três níveis e que por trás do empreendedor existe uma pessoa, começa ficar claro pra mim quais são as demandas que a minha vida e minha carreira exigem.
Se eu não consigo atender a essas demandas, muito provavelmente minha gestão do tempo está comprometida e eu estou me sentindo cansado, estressado e desgastado no dia a dia. Em alguns momentos, chego a me questionar se é isso que eu quero para minha vida e se eu sou realmente competente para fazer o que precisa ser feito.
Se manter no mesmo ritmo vai te levar a uma estafa e a clientes insatisfeitos, vai fazer com que você perca tempo e dinheiro, pois sua equipe vai te abandonar e sua família vai se cansar.
Mas calma, tem solução!
Nós oferecemos mentorias focadas em novos empreendedores que tem como objetivo principal desenvolvê-los para executar todas as demandas necessárias aos três pilares, e além disso conseguindo dividir seu tempo para atender as suas necessidades pessoais.
Não se desgaste tentando por anos resolver algo que com a ajuda certa pode ser ajustado em dias. Estamos aqui por você. Conte com a gente!